Colunistas - Manassés M. Alves - 14/07/2014 08:50

Os nomes de Deus no Antigo Testamento

Manassés Messias Alves, é membro da Assembleia de Deus em Sousa/PB, professor do Curso de Teologia do CETADPB da AD Sousa, professor da Escola Bíblica Dominical, Acadêmico do Curso de História da UFCG/Campus de Cajazeiras, escritor e analista bíblico, colunista do site www.vejagospel.com.br.

                                                     

Ao declarar o seu nome ao povo de Israel, Deus queria revelar-lhes o seu caráter mais íntimo. Os manuscritos hebraicos mais antigos apresentam este nome na forma de quatro consoantes, YHWH, chamadas de tetragrama, escritas da direita para esquerda, que em português ficou conhecido como Yahweh e está relacionado com o verbo “ser/existir”. Este verbo não significa simplesmente “existir”, mas “estar ativamente presente”. Yahweh é o Deus ativamente presente no meio do seu povo.

O momento em que Deus decidiu revelar o seu nome ao povo foi exatamente numa ocasião em que Israel estava sendo oprimido e precisava da intervenção divina. Ao escolher o tempo do êxodo para se apresentar e revelar o significado do seu nome, YHWH se identificou como o único Deus capaz de salvar o seu povo e livrá-los das mãos dos seus inimigos.

Em um dado momento da história do Antigo Testamento, surgiu entre os judeus uma ideia supersticiosa de que era errado pronunciar o nome verdadeiro de Deus, pois o nome Yahweh era considerado muito sagrado e não poderia ser pronunciado por lábios humanos impuros. Portanto, para evitar que esse nome fosse pronunciado nas leituras públicas, ao invés de invocar o nome pessoal de Deus, eles diziam Adonai, expressão que significa meu Senhor.

As traduções em grande parte ainda seguem essa prática, traduzindo Yahweh por “Senhor” ou colocando “Senhor Deus” ou “Senhor meu Deus” onde o hebraico traz Adonai Yahweh. Existem ainda dois termos em hebraico que são traduzidos por Deus: El, “A Divindade”, Deus no poder e na singularidade da sua natureza divina; Elohim, uma forma plural que significa, Aquele que possui de modo completo todos os atributos divinos.

No Antigo Testamento Jeová é chamado pelos hebreus de o “Deus de Israel”, “O Santo de Israel”, Aquele que salva o seu povo da escravidão do Egito e o guia pelo deserto. Todavia, esta íntima associação com os hebreus e com a nação de Israel não dá motivos para se limitar tal nome ao de um Deus apenas de um único povo em particular.

O apostolo Paulo escreveu aos Romanos: “É porventura, Deus somente dos judeus? Não o é também dos gentios? Sim também dos gentios, visto que Deus é um só, o qual justifica, por fé, o circunciso e, mediante a fé o incircunciso”.  Mas o Deus que se revela de modo especial a um povo, o Deus que é “meu Deus” para as pessoas que fazem parte da nação escolhida, o “Santo de Israel” não pode ficar restrito a esse povo. Ele é o Criador do Universo, Juiz e Rei Supremo de todas as nações. Ele é o Deus de toda a Humanidade. O pacto feito por Jeová com Abraão, cerca de 2.000 anos antes dos dias de Paulo, prometera bênçãos não só ao povo de Israel, mas a todas as nações mostrando o interesse de Deus em salvar todas as pessoas que invocam o seu santo nome.  

 Manassés Messias Alves
Professor do Curso de Teologia


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