Estudos - Estudos - 23/11/2012 07:10

Há tempo para todo o propósito debaixo do céu

Rompemos mais um ano que o Senhor nos concedeu e estamos no segundo dia do ano de 2012. Começou uma nova contagem de tempo, e com essa nova contagem, a persistência da ansiedade para muitos, principalmente por causa do desejo de se alcançar em 2012 aquilo que não foi alcançado em 2011. Em condições normais é natural e não é pecado estar ansioso.

Rompemos mais um ano que o Senhor nos concedeu e estamos no segundo dia do ano de 2012. Começou uma nova contagem de tempo, e com essa nova contagem, a persistência da ansiedade para muitos, principalmente por causa do desejo de se alcançar em 2012 aquilo que não foi alcançado em 2011. Em condições normais é natural e não é pecado estar ansioso.

Entretanto, a ansiedade poderá se tornar um sentimento perigoso (até difícil de controlar), levando-nos a atitudes precipitadas que trarão consequências desastrosas ou indesejadas para a nossa vida, além de se tornar prejudicial à saúde. É por isso que esta deve ser combatida também pela "fé" (Filipenses 4:6). Está escrito em Provérbios que "A esperança demorada enfraquece o coração, mas o desejo chegado é árvore de vida". (Provérbios 13:12). Ou seja, quanto mais distante estiver de se realizar ou de se alcançar o nosso objetivo, a demora tende a enfraquecer a nossa esperança. Porém, devemos nos lembrar que o tempo é de Deus e que certamente Ele tem determinado o tempo para brotar a "árvore de vida" para cada um de nós.

O Dicionário Aurélio traz dezenas de definições para o verbete "tempo" mas uma chama a atenção
por se encaixar neste contexto: "Momento ou ocasião apropriada (ou disponível) para que uma coisa se realize". Neste ínterim, significa que Deus tem um momento ou ocasião apropriada para que algo se realize em cada vida (Eclesiastes 3:1). E sabemos, pela Palavra, que o tempo de Deus não é o nosso tempo. Está escrito: "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR" (Isaías 55:8).

Deus habita na eternidade e lá não há contagem de tempo (Isaías 57:15Salmo 90:42 Pedro 3:8). Aliás, Deus está acima do tempo, sendo este mais uma de Suas ferramentas para lidar com o ser humano. O tempo foi uma criação de Deus. Observe que o tempo do ser humano não passa de uma contagem de milésimos de segundos, segundos, minutos, horas, dias e assim por diante. E sabe quem determina essa contagem? São os luminares que Deus pôs na expansão, dados para "sinais e para tempos determinados e para dias e anos" (Gênesis 1:14). Agora imagine se não os tivéssemos! Haveria tempo? De forma alguma! Todos esses luminares foram postos na expansão, cada qual com sua função específica e ordenanças recebidas para os propósitos de Deus (Jeremias 31:35-36). Ora, o amor de Deus por Israel é tão firme que Ele mesmo disse, através do Profeta Jeremias, que a semente de Israel deixaria de ser nação diante dEle se as ordenanças do sol e da lua se desviassem, transgredissem seu mandamento, ou seja, se a contagem do tempo humano fosse prejudicada por indisciplina do sol ou da lua, os quais Deus mantém no infalível curso celestial. (Salmo 104:19). Glória a Deus!

Por Deus ser eterno e não sujeito ao tempo, Ele o controla muito bem. Eis alguns exemplos:


  • Ninguém que obedece a Deus morre antes ou depois do tempo determinado (Salmo 31:15);
  • Deus enviou o Seu Filho nascido de mulher, nascido sob a Lei, vindo a plenitude do tempo (Gálatas 4:4);
  • Há quatro anjos aguardando serem soltos na hora, dia, mês e ano determinados, para matar a terça parte dos homens ímpios (Apocalipse 9:15), na Grande Tribulação que há de vir.
  • Ele visitou os hebreus há exatos quatrocentos anos após a promessa feita a Abraão, de que sua descendência, apesar de ser escravizada todo esse tempo, seria libertada do jugo dos opressores. (Gênesis 15:13).
  • Deus prometeu um filho a Abraão quando este tinha 75 anos de idade (Gênesis 12:4) e Isaque nasceu 25 anos depois, quando Abraão tinha 100 anos de idade (Gênesis 21:1-6).

Diante destes fatos cabe ao crente de fé combater, com as Promessas da Palavra de Deus, a angústia, a aflição, a perturbação de espírito causada pela incerteza, ou pelo receio de que algo não vá se realizar em sua vida, por ver que o tempo passa velozmente. "Porque certamente acabará bem; não será malograda a tua esperança" (Provérbios 23:18).

Malogro é falta de êxito, é insucesso, é fracasso. E estas coisas só ocorrem quando alguém que pede ou deseja, pede e deseja incorretamente, em desacordo com os planos de Deus para o crente. Há que se observar esta particularidade nas promessas de Deus também. O Apóstolo Paulo disse que "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para os gastardes em vossos deleites" (Tiago 4:3). De igual modo é perigoso quando alguém, lançando mão da Palavra de Deus fora do contexto, acredita que literalmente TUDO lhe será concedido se crer ou se pedir em oração (Mateus 21:22), sem levar em conta nenhum critério.

"Se vós estiverdes em mim e as minhas palavras estiverdes em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito (João 15:7). Infelizmente é aqui onde muita gente se perde. Alguém, que diz que a palavra de Cristo está nele, pedirá mal, para gastar nos deleites??? Medite nisso!

Portanto, "Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois no Senhor" (Salmo 27:14).

Irmão Valdi Machado.
Fonte: ADCoremas

Deixe seu comentário:

VEJA TAMBÉM:


PUBLICIDADE

Anuncie Aqui veja gospel

PUBLICIDADE

Bíblia Online
fazendo pneus
ADSOUSA
Doações
Mural de Recados
tocando trombeta
nova jeruzalem
fazendo madeira

EVENTOS

  •  1º   Aviva Jovem AD Marizopolis
  • Grace Band lança novo álbum “O vem das cinco canções”
  • Denyse Bittencourt lança “Um minuto mais” seu mais novo CD
  • AD Marizopolis realizará grande cruzada dia 14 de Novembro 2015
  • 6º festival de premios Natal abençoado em Pataxó Rn.
  • AD em Mossoró realizará 13ª Conferencia Missionária
  • Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Venha- Ver estará realizando 4ª congresso de Senhoras
  • Definido o local do Show de Marcos Antonio em Areia Branca
  • Diego Rafael irá pregar 26 Janeiro  no Culto de Restituição na AD Assu  (Templo Sede)
  • Congresso de Mocidade da AD Joca Claudino Pb.
  • Aniversario de Matheus filho do diacono francisco Medeiros
  • Consciência Cristã se consolida na agenda evangélica brasileira
  • Cerimonia de casamento da filha do pastor Isaac Frabricio da AD Marizopolis-Pb.
  • Relacionamento descomplicado à luz da Palavra
  • 09 de Agosto Adora Goias no Goiania  Arena