Colunistas - Marcos Galdino de Lima - 30/08/2012 19:20

A efemeridade da vida e a busca pelo caminho eterno

A vida humana é efêmera e razão tinha o salmista Davi quando disse que a vida humaná é como uma sombra. É que o sol passa rápido e a sombra desaparece e não ficam evidências de que ali houve sombra... assim é a vida humana.

Todavia parece que homens e mulheres não se dão conta da efemeridade de suas vidas terrenas, estão sempre em busca de um caminho para “um porvir melhor”, todos lutam arduamente para terem melhores dias no futuro, que de tão incerto, não sabem se eles mesmos existirão no futuro, para gozarem de supostos dias melhores, já que a vida passa muito rápido.

O homem natural é, por natureza, alvejado pelas preocupações da vida cotidiana, e, nesse aspecto, ninguém está livre de tais preocupações.

Os discípulos já seguiam a Jesus havia alguns meses e eram instruídos pelo Supremo Mestre, todavia Jesus sabendo da proximidade de seu sofrimento na cruz do calvário e regresso glorioso aos céus, procurou exortar os discípulos a manterem a unidade e darem continuidade à Obra de Deus na terra. Isto vemos claramente, nos capítulos 13 e 14 do Evangelho de João.

Quando os discípulos foram avisados de que em breve Jesus regressaria ao céu (João 13), todos ficaram muito preocupados e até desesperados, o que levou Jesus a bradar: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede em mim também” (João 14.1).

Buscando acalmar os discípulos, Jesus começa a explicar sobre as moradas existentes no céus para cada filho de Deus e que Jesus voltaria outra vez para os levar para si mesmo (João 14.2,3).

Mas quanto mais Jesus falava, mais os discípulos ficavam tensos com o futuro e as incertezas da vida e não compreendiam o que Jesus queria que entendessem: pois enquanto Jesus abordava o regresso vitorioso e iminente aos céus, lhes falava de um lugar maravilhoso e que o própria Jesus viria outra vez para os levar para junto dele.

Todavia quando Jesus disse que nada mais precisaria lhes falar porque eles sabiam o caminho e para onde Jesus iria. Todos ficaram mais preocupados ainda, porque os Judeus esperavam o messias salvador que libertasse Israel da opressão romana e, de certo modo, os discípulos limitavam sua compreensão ao mundo presente, esperando, então um salvador, por isso eles não sabiam o caminho e nem para onde Jesus iria. Só alguns dias depois é que eles (discípulos) compreenderiam inteiramente a mensagem do Supremo Mestre, proferida naquela ocasião.

É evidente que os discípulos não compreendiam o que Jesus lhes falava, porque o apóstolo Tomé chegou a perguntar a Jesus em nome de todos: “Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?” (João 14.5)

Nesse contexto, Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida e ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

Essa afirmação tem uma profundidade muito grande.

Primeiro, Jesus utilizou-se de um artigo definido “o” para dizer “o caminho”, deixando claro que para o céu ele é o único caminho e ninguém mais poderá fazer mediação entre Deus e os homens, como bem disse o apóstolo Paulo que Jesus é o único mediador entre Deus e os homens (I Timoteo 2.5).

Segundo, Jesus é a verdade, veja que Jesus utilizou também um artigo definido “a” para dizer que ele é “verdade”, deixando cristalino que apenas Jesus é a verdade.

E em terceiro, Jesus disse: “vem ao pai”! Deixando clara a unidade entre Jesus e Deus. O caminho para Deus passa necessariamente por Jesus. Jesus disse isso porque Ele e o Pai são um (João 10.30).

Portanto, diante da efemeridade da vida, devemos buscar um caminho eterno (Jesus), que nos leva ao Pai, e não efêmero como a a nossa vida que não passa de uma sobra ou de uma chama acesa ao vento como canta Sérgio Lopes.

      Marcos Galdino de Lima 
Sousa-PB

Colunistas

Nossos colaboradores com seus artigos e matérias

Os artigos publicados neste site são de exclusiva e total responsabilidade de seus autores.

 
*DireitosAutorais________________________________________________________________________
É livre a reprodução deste texto, desde que citados o autor e a fonte de origem (www.vejagospel.com.br).

Deixe seu comentário:

VEJA TAMBÉM:

Novas perspectivas para uma vida nova em um ano novo

Evangelista da Assembleia de Deus em Sousa


PUBLICIDADE

Anuncie Aqui veja gospel

PUBLICIDADE

Bíblia Online
fazendo pneus
ADSOUSA
Doações
Mural de Recados
tocando trombeta
nova jeruzalem
fazendo madeira

EVENTOS

  •  1º   Aviva Jovem AD Marizopolis
  • Grace Band lança novo álbum “O vem das cinco canções”
  • Denyse Bittencourt lança “Um minuto mais” seu mais novo CD
  • AD Marizopolis realizará grande cruzada dia 14 de Novembro 2015
  • 6º festival de premios Natal abençoado em Pataxó Rn.
  • AD em Mossoró realizará 13ª Conferencia Missionária
  • Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Venha- Ver estará realizando 4ª congresso de Senhoras
  • Definido o local do Show de Marcos Antonio em Areia Branca
  • Diego Rafael irá pregar 26 Janeiro  no Culto de Restituição na AD Assu  (Templo Sede)
  • Congresso de Mocidade da AD Joca Claudino Pb.
  • Aniversario de Matheus filho do diacono francisco Medeiros
  • Consciência Cristã se consolida na agenda evangélica brasileira
  • Cerimonia de casamento da filha do pastor Isaac Frabricio da AD Marizopolis-Pb.
  • Relacionamento descomplicado à luz da Palavra
  • 09 de Agosto Adora Goias no Goiania  Arena